terça-feira, 14 de junho de 2011

TEMPO DE PENTECOSTES

Pentecostes é um dos momentos mais fortes na vida da Igreja. A encarnação de Jesus trouxe a história dos homens o Salvador do mundo. Seu nascimento e sua vida pública revelaram a Boa Nova. Jesus ensinou com a Palavra proclamada, com o exemplo de sua vida a viver como a Deus é agradável. Instituiu a Eucaristia mediante a qual se deu em alimento; padeceu de forma horrível a dolorosa paixão, assegurou que mandaria o Espírito Santo para vivificar sua Igreja, iluminá-la no seu caminho para a Terra Prometida, enfim, para saber orientar-se em cada momento da vida, seguindo os seus passos.
O Espírito Santo que é Espírito de Deus ilumina e santifica a Igreja; com seus sete dons permite que cada um de nós tenha na hora certa a inspiração certa do nosso viver do nosso agir.
Não tenhamos dúvidas em deixar que seja o Espírito Santo quem conduz nosso viver. Peçamos a Ele que as palavras nunca saiam da nossa boca sem o hálito de sua inspiração; que todos os nossos gestos sejam ditados pelo seu sopro, enfim, que seja Ele mesmo a agir através de nós.
A presença do Espírito Santos se consolidou mediante o prodígio operado nos Apóstolos que se tinham acovardado e esconderam-se por medo dos judeus, após receberem o Espírito Santo se tornaram corajosos e audazes. Ninguém mais os pode conter, por todos os lugares anunciavam o nome de Jesus.
E foi por anunciarem o Nome de Jesus que todos foram mortos.
A partir do domingo (12 de junho) começamos a viver o tempo de Pentecostes.  Uma das indicações estará nas leituras que serão proclamadas, na cor dos parâmetros que o Sacerdote usa nas celebrações da Eucaristia, em toda a liturgia e culto.  
Tratemos de disponibilizar todo nosso ser para que o Espírito se aposse de nós e nossa vida seja reflexo de sua presença.