domingo, 11 de setembro de 2011

NATIVIDADE, NO DIA SEGUINTE

A família, no meu caso, mamãe, minhas irmãs e meu irmão, a sobrinhada... não é novidade que me encham de carinho, façam aqueles votos comuns, as vezes com a voz embargada pela emoção: Parabéns, Deus te abençoe, Nossa Senhora te proteja, tenha muitos anos de vida e saúde. A eles se juntam algumas primas, a Dindinha, mas receber dezenas de mensagens como recebi ontem, de ex alunos, a maioria, de colegas do MP, de velhos e de alguns amigos mais recentes, que pelo simples fato de saber do meu aniversário deixou na portaria do prédio onde moro, um presente cheiroso, com uma mensagem carinhosíssima num pequeno cartão branco. É bom demais!
Gostei de tudo que me escreveram, todas as mensagens tiveram um colorido único e uma melodia irrepetível. Transcrevo algumas colhidas aleatoriamente só para ilustrar.
...desejo a você um aniversário cheio de paz. ...
Que você possa guardar deste aniversário as melhores lembranças e que tudo contribua para sua felicidade.
Parabéns!!!! que Deus lhe dê muita força como sempre tem dado para que possa superar todas as peças que a vida nos prega, Deus jamais nos dá uma cruz mais pesada do que podemos carregar.
Parabéns pelo dia especial!!! Muita luz em seus caminhos, paz, amor e saúde!!! Beijos!!!
E fico a pensar. Seria o fato do aniversário em si e única a razão do meu contentamento? Qualquer pessoa prova o mesmo. E me digo, tem algo mais ai.
No corre-corre do dia a dia, costumamos andar tão atarefados que não reparamos como vai, o que sente, qual é a necessidade que prova quem está ao nosso lado. Não damos atenção às pessoas, ignoramos sua presença, se pode precisar de alguma coisa, mesmo que seja muito pouco e que está ao nosso alcance.
Quando uma pessoa pensa em alguém que aniversaria, por exemplo. Primeiro, para, fica pensando nesse alguém, sente carinho por ele/a, decide que vai mandar uma mensagem, para de novo e pensa e escolhe as palavras, depois elabora a frase, cria, olha, reflete se ficou bom, sorri, pensa de novo no destinatário e envia. E fica feliz!
Como se vê, há todo um processo que se desenvolve, em torno do qual se põe uma moldura. Trata-se de uma verdadeira liturgia. A liturgia do carinho, do doar-se, do querer bem, integrar uma corrente. É também a prática do cuidado! 
Que se repitam gestos assim, cada gesto é portador de paz. Construir paz é deixar fluir o amor, deixar fluir o amor é harmonizar cada um com todos, todos com o universo e, sobretudo com Deus.
É partilhar! Estava esperando o momento certo para fazer o lançamento de uma nova BEM AVENTURANÇA que criei com licença de Jesus, juntando-a, ainda que em condição de pecadora, àquelas que ele proclamou no monte. (Mat 5). Ei-la: BEM AVENTURADOS OS QUE PARTILHAM O QUE SÃO, O QUE TÊM, O QUE RECEBEM, O QUE PODEM, POIS AINDA MAIS LHES SERÁ ACRESCENTADO.