terça-feira, 11 de outubro de 2011

EM BELÉM E EM APARECIDA


Círio de Nazaré
Por todo o território nacional se respira o clima das maiores festas de Nossa Senhora que se realizam em nosso país. Primeiro, o Círio de Nazaré, em Belém do Pará e amanhã, dia da nossa padroeira, em Aparecida no Estado de São Paulo.
        Tais festas nos servem como motivação para exaltar aquela que Deus predestinou e livrou do peado original, porque lhe reservou uma tarefa deveras singular e única, a de ser Mãe do seu Filho, nosso Salvador.
        Apesar de todo esse privilégio, Nossa Senhora permaneceu dona de sua vontade no sentido de que naquele mesmo instante em que o Anjo Gabriel foi consultá-la sobre o projeto de Deus que só se realizaria com o seu concurso, anunciando: Maria, achaste graça diante do Senhor, conceberás e dará a luz um Filho, no qual porás o nome de Jesus, por razões que não eram desconhecidas, Maria pergunta como é que aconteceria, ao mesmo tempo em que se contenta com um esclarecimento simples, mediante o qual todas as dúvidas se dissiparam e as reservas do amor acumuladas no seu ser se juntam plenificadas de sua maior capacidade de adesão à vontade de Deus, Maria se revela atestando sua identidade assumida: eis  a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a sua vontade.
        Aquela proclamação foi só a primeira de outras tantas e tantos gestos. Maria prosseguiria vida a fora se entregando, continuaria disponibilizando-se a serviço dos homens, já que seu próprio Filho acabaria por constituí-la mãe de todos que por Ele foram salvos.
        São muitas as razões que temos e por isso, no dia de sua festa e sempre, continuaremos louvando Maria, nossa mãe.
Do programa 5 minutos com Maria
11/10/2011

Círio de Belém
   Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.
 No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.
Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.
Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.

   Curiosidade: o termo "Círio" tem origem na palavra latina "cereus" (de cera),