sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ANO NOVO

Estamos para encerrar o ano de 2011 e, certamente, não é o caso de agir como diante de uma porta que se fecha para nunca mais ser aberta. Importa antes uma reflexão de como foi vivido, tirando lições, fazendo consistir em aprendizado, não para ficar lamentando erros ou fracassos, há quem se comporte assim, mas para tirar lições, sejam desses como de qualquer outro acontecimento protagonizado ou assistido, para reestruturar projetos, rever cálculos, dimensionar o tempo, encaixar as metas.
Penso que os que vão ler o que estou escrevendo não sejam crianças ou ainda tão jovens em favor dos quais se reconhece ser o tempo propício para projetos. Na primeira juventude, identifiquem-se aptidões, as qualidades e os dons dos quais se é dotado para projetar o futuro com a melhor expectativa de que tudo dê certo, de se sair exitoso, de se dar bem. Uma vez feito isso, é hora de prosseguir agregando disposição cotidiana, praticando ações que se convertam no caminhar seguro e sempre mais promissor, o ideal será alcançado.


Os que já estão caminhando, mister examinar o projeto de vida que vive, remover eventuais obstáculos que estejam causando algum transtorno, os acidentes de percurso, até dificultando, quem sabe, impedindo realizações.
A esse ponto, alguém pode dizer: eu não fiz projeto nenhum, fui chegando onde podia, fui tateando, forçando portas que, se abriam, permitiam-me transpô-las; quanto aos caminhos, não os tracei, fui caminhando.
Realmente, quem sabe a maioria de nós não teve orientação de vida, seguiu intuições, muitos se sentem realizados, outros, nem tanto... Ao contrário, todos que vivermos, em menos de quarenta e oito horas, ingressaremos no ANO NOVO, 2012!
Que tal ser mesmo NOVO, diferente, o melhor, quase único.
Para isso vale parar um pouco, deixar cair as amarras, silenciar no mais profundo encontro só consigo e reconhecer-se, aceitar-se, perdoar-se, amar-se, admitir erros, identificar virtudes, aceitar fracassos, crer que não está só, reerguer-se, dar-se todas as chances, ter compaixão  de si, identificar o próprio viver, reestruturar metas, reinventar estratégias mais propícias, buscar resultados, crer que pode, afinal de contas é criatura criada a imagem e semelhança de Deus.