sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

AMALETRAS


A ACADEMIA MATEENSE DE LETRAS – AMALETRAS – na sua fundação, compunha-se de sete escritores: Antonio Coelho Sampaio, Eduardo Durão Cunha, Herinéia Lima Oliveira e Roberto de Souza Lê.
Também: Antonio Eduardo Barbosa, Eliezer Nardoto e Marlusse Pestana Daher

Não registrou presença de expressão no mundo literário, mas ficou o propósito de reergue-la no coração da Presidente Marlusse  Pestana Daher, sua idealizadora.

Assim, há cerca de bem um ano vinham sendo feitas diligências para aquele propósito, até que o apoio da Chefe da Biblioteca Municipal, Beatriz Barbosa Pirola, se tornou fundamental, fazendo novos contatos, reunindo nomes e propiciando um encontro que se deu neste 17 de fevereiro de 2012, às 15 hs, na mesma biblioteca.

Considerando que os quatro primeiros acadêmicos acima citados faleceram, as suas cadeiras serão ocupadas por Célia Maria Santa Rita da Silva, Luiz Costa, Bárbara Lorentz e Sebastião Pereira, respectivamente.

Foram criadas mais duas cadeiras que serão ocupadas por dois mateenses, por coincidência, também primos: nº 08: Fernando Barbosa Aguiar e a de nº 09: por Maria Nazareth Tunholi.  

Competirá a cada um levantar dados biográficos dos Patronos e dos Acadêmicos que substituem, quando for o caso, para registro.

Os acadêmicos usarão uma capinha com uma das cores da Bandeira do Município – verde ou azul – a ser escolhida

A posse está programada para maio e até lá, poderão ocorrer novas admissões.
                       
Marcou presença na reunião assegurando todo seu apoio à iniciativa o Secretário de Cultura do Município, Jonas Bonomo, que também fez questão de fotografar o momento e demonstrar entusiasmo.

Assim, no seu (re)nascedouro, a AMALETRAS  já parte comprometida com os projetos culturais do município, programados pela Secretaria de Cultura, máxime com a realização do ELISAMA – Encontro Literário de São Mateus, na sua terceira edição em 2012.

Que Deus nos ajude a prestar um bom serviço às letras, aqui e alhures.