domingo, 2 de dezembro de 2012

É TEMPO DE ADVENTO


Estamos no tempo do advento, isto é, o tempo contemplado pelo ano litúrgico em que a Igreja concentra suas atenções na preparação para a chegada do Senhor Jesus.

A liturgia sublinha o tema da vigilância e da conversão como referências, para acolher aquele que, sendo Deus, quis ser como nós vestindo-se da natureza dos homens para salvar os homens.

Este celebrar tal visitação divina tem como objetivo fazer a humanidade passar pelo crivo da fidelidade a Deus. A sensatez aconselha atenção e prudência como formas de evitar surpresas desagradáveis.

O Evangelho por sua vez, previne com dois focos a serem observados: o excesso na bebida, causa de embriaguez, e as preocupações em demasia com a vida. São duas as armadilhas para a vida cristã, pois fazem o cristão perder de vista a realidade maior ou  o reino de deus em sua caminhada.

Comemorar o advento, é vivenciar o tempo através das oportunidades que nos são oferecidas pela Igreja, é querer entrar no clima da expectativa e da esperança que o povo hebreu provou e também vivenciou enquanto aguardava a chegada do Salvador.

Sendo convocados a estar vigiando para não sermos surpreendidos, ao contrario do que foi para os hebreus, outrora, nós, o novo povo de Deus, sabemos que Jesus já veio e vive entre nós não só como Deus presente em toda parte, mas na Eucaristia,  onde podemos recebê-lo em comunhão.

Maria, mãe de Jesus, interceda por nós, encha nossos corações daquela esperança cheia de fé que sempre a embalou, ou no quanto Jesus pode fazer por nós se acreditarmos no seu amor e na sua presença.