segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

TUDO O QUE ELE VOS DISSER


O ano da fé é uma iniciativa da Igreja através do Papa Bento XVI, sucessor de Pedro, o qual   ouviu de Jesus: “eu te darei as chaves do reino dos céus, o que ligares na terra estará ligado no céu”! (Mt. 16,18-19).

O ano da fé é uma proposta para que a fé que existe em nós seja espanada, seja lustrada e brilhe nos alimentando nosso, muitas vezes, tortuoso viver. Talvez porque, como diz o Papa citando seu antecessor João Paulo II na Carta Fides e Ratio (1998): “... em nossos dias mais do que no passado, a fé vê-se sujeita a uma série de interrogativos, que provêm de uma diversa mentalidade que, particularmente hoje, reduz o âmbito das certezas racionais ao das conquistas científicas e tecnológicas. Mas a Igreja nunca teve medo de mostrar que não é possível haver nenhum conflito entre fé e ciência autêntica, porque ambas tendem, embora por caminhos diferentes, para a verdade”.

E num dos pontos mais fortes da encíclica, escreve: “Maria acolheu a palavra do Anjo e acreditou no anúncio de que seria Mãe de Deus na obediência de sua dedicação (Lc 1,38). Ao visitar Isabel, elevou o seu cântico de louvor ao Altíssimo pelas maravilhas que realizava em quantos a Ele se confiavam (Lc. 1,46-55). Coma alegria e trepidação, deu á luz o seu Filho unigênito, mantendo intacta a sua virgindade Lc 2,6-7). Confiando em José, seu Esposo, levou Jesus para o Egito a fim de O salvar da perseguição de Herodes (Mt 2,13-15). Com a mesma fé, seguiu o Senhor na sua pregação e permaneceu a seu lado mesmo no Gólgota (Jo19/25-27). Com fé Maria saboreou os frutos da ressurreição de Jesus, e, conservando no coração a memória de tudo (Lc 1,19-51), transmitiu-a aos Doze reunidos com Ela no Cenáculo para receberem o Espírito Santo (At 1,14; 2,1-4).

Com as bênçãos da Mãe, os apóstolos deixaram tudo para seguir Jesus, como continuam fazendo todos os que creem nas promessas Dele, até as últimas consequências.

Nós também somos convidados a uma vida de fé. Só mediante a fé seremos capazes de nos entregar ao projeto que Deus tem para cada um de nós e como a Mãe nos recomenda, seremos igualmente capazes de fazer sempre “tudo aquilo que Jesus disser”. (Jo 2,5).