sábado, 2 de fevereiro de 2013

SINAL DE CONTRADIÇÃO


De acordo com o evangelho, Maria e José levaram o Menino Jesus para o Templo de Jerusalém, quarenta dias depois do nascimento para completar o ritual de purificação de Maria após o parto e para realizar a redenção do primogênito, de acordo com a torá.

Lucas explicitamente afirma que José e Maria escolheram a opção disponível para os pobres (os que não podiam comprar um cordeiro), sacrificando «Um par de rolas ou dois pombinhos." (Lc. 2,24) indica que este evento deve se realizar quarenta dias após o nascimento de um menino, daí a Apresentação ser celebrada quarenta dias depois do Natal.

Ao trazer Jesus até o Templo, eles encontraram Simeão. O evangelho relata que Simeão recebeu uma promessa de que ele «ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.»(Lc. 2,26). Simeão então entoou uma oração que ficaria conhecida como Nunc Dimittis ou Cantico de Simeão", que profetiza a redenção do mundo por  Jesus:


«Agora tu, Senhor, despedes em paz o teu servo Segundo a tua palavra; Porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste ante a face de todos os povos: Luz para revelação aos gentios, E glória do teu povo de Israel.» (Lc. 2,29-32).
 

Simeão então profetizou a Maria: «Este menino é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para sinal de contradição. (Uma espada traspassará a tua própria alma), para que os pensamentos de muitos corações sejam revelados.»(Lc. 2,34-35).

A idosa profetisa Ana  também estava no Templo e ofereceu orações e glórias a Deus, contando a todos os que estavam por ali sobre Jesus e seu papel na redenção de Israel. 

2 de fevereiro, purificação de Nossa Senhora, apresentação de Jesus segundo costume.