quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SOLENIDADE AMALETRAS




Eliezer Nardoto, Marlusse Daher, Jonas Bonomo, Eliane Auer
 
O Vice Presidente Eliezer Ortolani Nardoto



Alice Auer
Foi apresentada sua primeira publicação “Poesias de Natal”, que reúne todas as poesias dos participantes 1° Concurso Nacional de Poesias e que receberam certificados de participação, além de exemplares da mesma. São os poetas: Adriane Lima com a poesia, Era natal, Ana Stoppa, com Enlevo de Paz, Alice Auer (criança): O Natal, Benedito Costa Ferreira: Um Natal diferente, (3° lugar), Beti Martins: Natal de Esperança, Edilson Leão: Bendita seja nossa devoção, Hermes Israel Silva: Natal, Maria Aparecida Ramos da Silva: Cores de dezembro – (1° lugar), Jacinta Santos: Presente do Menino Jesus, Lauren Queiroz Silva (criança): Este é meu Natal, Lucia Narbot: Presente de Natal, (2° lugar), Mauricio de Oliveira: Sinos de Natal, Oliveira Rosa: Prendinhas de Natal, Tulho Martins dos Reis: Como pode? e Andra  Gabriela Prodea: - When a child is born.

Somente três, Alice, Lauren e Tulho são mateenses, pelo que os demais receberão livros e certificado pelo correio.  


ANO LITERÁRIO RUBEM BRAGA     

Eliane Auer é condecorada.
O segundo momento, entendido particularmente como abertura do Ano Literário Rubem Braga – AMALETRAS, consistiu na outorga da medalha Rubem Braga que nosso leitor já conhece.

A estudante do IFES, Dominique Auer, a convite, desenvolveu fala sobre a vida e a obra de Rubem Braga o que fez com brilhantismo.

Foram agraciados com a medalha: o aluno do IFES João Marcos Preato Deolindo pela sua classificação entre os melhores, na “Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa”, realizada no ano de 2012; a Profª Adriana Pin, orientadora de João Marcos, e em reconhecimento ao mérito e ao destacado trabalho que vem desenvolvendo com seus alunos; a Profª  Nágila de Fátima Rabelo Moraes, também Profª do IFES, pelo trabalho desenvolvido no ensino de língua inglesa, propiciando e divulgando cultura; a Acadêmica Eliane Queiroz Auer que vem divulgando a AMALETRAS, pela idealização e coordenação do Projeto “Uma Poesia em cada árvore” no dia 21 de setembro de 2012, a exemplo do que aconteceu em diversas cidades pelo Brasil, inclusive, bancando custos; pela idealização e coordenação do 1º Concurso Nacional de Poesias desta Academia.

 
POSSE DE CORRESPONDENTES

 
Foram admitidas como correspondentes da AMALETRAS, as professoras Nágila de Fatima Rabelo Moraes e Adriana Pin. Ambas foram recepcionadas com reconhecimento ao valor intelectual, interesse pela cultura e empenho demonstrado pelo que muito poderão contribuir para o desenvolvimento da Academia e alcance dos seus objetivos.

Mediante afirmação das candidatas de fazerem próprios os objetivos da Academia, a Presidente lhes deu boas vindas.  

Posse das Correspondentes
Nágila de Fatima Rabelo Moraes recebeu sua insígnia do Acadêmico Eliezer Ortolani Nardoto, ocupará a cadeira n° 1 e tem como Patrono Jorge Amado. Por sua vez, Adriana Pin recebeu sua insígnia da Acadêmica Eliane Queiroz Auer, ocupará a cadeira n° 2 e tem como Patrona a nossa querida primeira ocupante da cadeira n° 5, Acadêmica Herinéa Lima Oliveira.

João Marcos, Adriana e Dominique
Um momento musical esteve a cargo de João Marcos que cantou e se acompanhou no violão.

Por fim, fez uso da palavra o Acadêmico Eliezer Ortolani Nardoto que também falou do seu livro “In nomine Domine”, a ser lançado em abril deste ano.

 

"A Poesia pode estar nos

amores ou nos chinelos, nas

coisas lógicas ou disparatadas".

Manuel Bandeira