segunda-feira, 1 de abril de 2013

O NOVO PAPA

Escrito no dia da posse.

Papa Francisco
O novo ocupante da cátedra de Pedro encanta o mundo inteiro pela simplicidade demonstrada e assim comprova a veracidade das bem aventuranças, denominadas projeto para um novo reino, com ênfase na primeira delas: bem aventurados os que têm coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus.

Tal qual o poverello de Assis e inspirado na sua vida, o novo Papa se chama Francisco. Denota sua opção, não excludente, pelos pobres, firme determinação na libertação dos oprimidos, o que, contudo, não é  ideia que se inaugura com seu pontificado, visto que a Igreja de há muito tem procurado caminhar por esta senda.

Francisco se revestiu do branco que caracteriza a veste papal, mas não nega que vai conservar por dentro a batina surrada, ou as vestes simples de um Cardeal despojado que preparava pessoalmente suas próprias refeições e andava de metrô, ao invés de em um carro que se consideraria à altura de sua função.

Em sendo dia do pai putativo de Jesus, na homilia, tão breve quanto ainda mais profunda, enfatizou o papel desempenhado por S. José no seio da Sagrada Família: daquele que cuida. Cuidar traduz ação primorosa, debruçar-se sobre, curvar-se ante, ajoelhar-se perante, é ação que envolve todos os detalhes requeridos no sentido de que, quem for objeto de tal cuidado, permaneça absolutamente ileso dos perigos, dos males de tudo que se possa traduzir no menor ai. Evocou o meio ambiente que agoniza em consequência da nossa falta de cuidado.

Sorriso simples, acolhedor, semblante afável, gestos comuns a qualquer dos demais mortais, não significando que se exclua que qualquer dia, entre os próximos, erga os braços para saudar as multidões como se quisesse ao mesmo tempo, envolver todos num único abraço.

Trata-se do mais alto posto na hierarquia da Igreja. Trata-se de suceder Pedro, portanto, ter como Pedro a coragem de escolher morrer crucificado e de cabeça para baixo, para diferençar do Mestre.

Lembrou que ao constituir Pedro como pedra sobre a qual ergueria sua Igreja, Jesus acrescentou, apascenta meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. Eis seu programa.

Consciente de sua tarefa, Francisco se expõe aos olhos do mundo como homem e frágil, quando pede: rezem por mim. Sabe de suas necessidades e que só mediante a oração é possível obter graças indispensáveis a qualquer vida.

O Brasil presenteou o Papa com uma imagem barroca de Nossa Senhora, cada brasileiro pode invocá-la todos os dias pedindo sua intercessão em favor dele.

Dia de São José,  da posse de Francisco.

PRIMEIRO DE ABRIL

Acaba de irromper o quarto mês do ano de 2013,  era depois de Cristo. Até mesmo as crianças costumam repetir: como o tempo passa rápido, quando percebem que escoou o tempo da brincadeira, quem sabe? E faz-se necessário a ocupação com tarefas menos enlevantes, estudar, por exemplo.

Criança no Projeto Tamar
Quanto mais nós que já rompemos grande parte das jornadas que nos foram concedidas, no fundo, ao ver que o tempo passa tão célere, estremecemos ante a impressão de estar, diante da proximidade do “até logo”, que tem mais sabor de "adeus", nunca acontece simplesmente ou sem muita e muita dor. Quem quiser, que diga que é natural, que todos vamos morrer, que é a única certeza que temos e outros “engana tolo” mais. Eu detesto a morte!  

Não gosto nem de pensar nela e indiferente a isto, não é que ela está sempre a povoar meus pensamentos? Mannaggia! (Mal haja) dizem os italianos.

E o que há de melhor é que, no entanto, a vida é bela. Deixar de viver pensando no que ainda vai acontecer é perder o presente que se nos apresenta com todas as forças, é enjaular-nos no que deprime.

Que bonito é o dia neste 1° de abril! O sol brilha com todas as forças do seu esplendor, está no que se pode dizer, no auge do que deve ser. Céu de azul imenso, nuvens que vão do branco branquíssimo, ao cinza. A temperatura é agradabilíssima.

Ouço o ronco de um avião pequeno que sobrevoa as proximidades, pessoas caminham despojadas no exercício matinal. Muitas estão trabalhando, a engrenagem da vida está em franca atividade.

Em algum laboratório, o cientista pesquisa em busca de mais uma fórmula para acabar com uma doença, os economistas analisam as melhores possibilidades dos mercados, professores transmitem conhecimentos aos seus alunos, em cada setor, profissionais se entregam a consecução do melhor resultado. Malfeitores arquitetam suas tiranias... Minha sobrinha Gabriela, com dois filhos, retorna a casa onde mora, em Lima, no Peru, deixando tanta saudade.

A vida é assim, não é que podemos alterar seu curso. Quando alteramos, apenas invertemos papeis, desempenhamos uma tarefa característica a determinada circunstância, todos dormimos, acordamos, trabalhamos, nos alimentamos, viajamos...   Ora uns, ora outros, ora estes, ora aqueles... Não fazemos as mesmas coisas todos ao mesmo tempo, mas de forma alternada.

Acabo de escrever uma crônica, fiz o que agora mais faço, escrever. É 1° de abril, no FB postei: vou almoçar hoje na sua casa. Se fosse verdade precisaria de quase mil estômagos.

E agora o deixo, leitor, vou viver.

Vitória, 1 de abril de 2013 – 09:48