segunda-feira, 22 de abril de 2013

ALGO MELHOR ESTÁ POR VIR


A oração feita na Santa Missa do 4° Domingo da Páscoa, ontem, é fortíssima. Assim dissemos, ou melhor, repetimos: Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

O que se pede é que entremos em comunhão com as alegrias celestes, isto é, sintamos por antecipação o que provam aqueles que já gozam da presença de Deus face a face.

Alguém dirá, mas isto é utopia, significaria que a terra já é o céu, que já podemos gozar das alegrias do céu estando ainda a caminho da terra prometida. Acho que não passa por ai, antes, significa o que rezamos na Santa Missa, quando o Sacerdote diz: Corações ao alto e nós respondemos: já estão assim, nossos corações já estão no alto, já estão no Senhor. 

Conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes. Comunhão e como fusão de sentimentos, fusão de amor em todos os sentidos, sentir com, amar com, ser com, ou fazer-se um, a mesma coisa com o outro, aliás, no Evangelho, Jesus diz: eu e o pai somos um.

Em outras palavras, São Paulo nos ensina: nenhum olho viu, nenhum ouvido jamais ouviu o que Deus tem reservado para aqueles que o amam. A certeza de que chegaremos ao céu antecipa em nós a alegria que provamos, e tal alegria é que nos vai dar força necessária para superar todos os obstáculos que encontramos vida a fora, tal qual a mesma oração que estamos meditando diz, na qual, a comunhão das alegrias celestes é pedida, para que o rebanho, isto é, nós todos povo de Deus a caminho, apesar das nossas fraqueza, atinjamos a fortaleza do Pastor. Quem é o Pastor? Claro, é Jesus que nos amou ao ponto de despojar-se da sua própria divindade, fazer-se homem como todos os homens, encarar as calúnias, as difamações, a condenação à morte e morrer crucificado numa cruz, para pagar pelos nossos pecados.

Portanto, quando possuímos a certeza do que nos está reservado, as dificuldades da vida, todos os sofrimentos serão superados, pois sabemos que algo melhor está por vir.