quarta-feira, 1 de maio de 2013

TRABALHAR É DIREITO HUMANO

Hoje em todo mundo se comemora o Dia do Trabalho! Fecham-se as fábricas, os escritórios, as repartições públicas. Comemora-se.


É um dia que comporta reflexão sobre a importância e a indispensabilidade do trabalho como parte fundamental da existência do homem sobre a Terra. Aliás, esta é a concepção da Igreja, “quando pensa o homem,” criado a imagem e semelhança de Deus e que do mesmo Deus recebeu como ordem: “crescei, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a”.

Assim, o trabalho é condição de vida e se impõe a todos os homens. Neste sentido, contamos com o exemplo do próprio Jesus, porque sendo Deus, tornou-se semelhante a nós em tudo e até chegou a passar a maior parte dos seus anos de vida sobre a terra, junto a um banco de carpinteiro, dedicando-se ao trabalho manual. Esta circunstância, por si mesma, se constitui no mais eloquente Evangelho do Trabalho, como escreveu o Papa João Paulo II; torna-se evidente que o fundamento que determina o valor do trabalho humano não é em primeiro lugar o tipo de trabalho que se realiza, mas o fato de que quem o realiza é uma pessoa.

E não podemos deixar de fazer menção a angústia de tantos que estão buscando trabalho, porque sem trabalho, aumenta a miséria e a fome, faz gerar revolta nos mais fracos, faz brotar a violência que se assiste todos os dias e que se projeta sobre todos nós.

Por isto, o trabalho se constitui em mais que uma necessidade, em direito da pessoa. “Trata-se do problema de ter trabalho ou, por outras palavras, do problema de encontrar um emprego adaptado para todos aqueles sujeitos que são capazes de trabalhar”. Falta de lugares de trabalho ou desemprego é o contrário de uma situação justa e correta neste campo. Trabalhar é direito humano!

Santa Maria, mãe do povo que trabalha, compadece-Te dos que passam os dias indo e vindo sem encontrar um trabalho que seja ao menos digno para sobreviver e amolece o coração dos que podem e no entanto, continuam se recusando a oferecer trabalho para quem precisa.



 Do programa: CINCO MINUTOS COM MARIA
Rádio América AM 690.