sábado, 29 de junho de 2013

ENSINAMENTOS DA NATUREZA

UMA VISÃO SOCIAL


Andra Valadares, cantora, compositora,
escritora.

Cada vez mais, constato como nós - os seres humanos - não somos nada sem a natureza. Ela nos dá o alimento, o equilíbrio do planeta e supre todas as nossas necessidades. Enfim, nos dá a vida. Além de todas essas dádivas vitais,
Andra Valadares
observando a natureza, podemos nos inspirar, produzir arte e tirar grandes ensinamentos filosóficos. Assim surgiu a ideia de escrever esse texto.

Imagine uma semente germinando... Qual é a primeira coisa que aparece? A raiz. Depois vem um broto, o início do tronco em busca da luz do sol e apenas após esse pequenino tronco conseguir atravessar a camada de terra na qual a semente está acolhida, é que surgem as primeiras folhas

Após essa jornada a pequena planta vai crescendo e somente depois de algum tempo podemos reconhecer o que ela é, qual é sua espécie, então ela se desenvolverá... Se for uma árvore, seu tronco irá engrossar e ela criará galhos, ramos e folhas. Quanto maior a árvore, mais consistentes deverão ser o tronco e os galhos, para que estejam aptos a sustentar os ramos, as folhas e, finalmente, depois da floração, os frutos.

Deste exemplo também podemos tirar os seguintes conceitos: as florações e os frutos são sazonais, ou seja, apesar de sua importância, eles nem sempre ocorrem. Nem por isso a árvore deixará de ser uma árvore.

Prosseguindo na mesma linha de raciocínio, as folhas são necessárias para a respiração e a fotossíntese. Contudo, para a árvore elas são importantes mas não vitais. A árvore pode ser podada, perder quase todas as suas folhas e mesmo assim continuará viva! Algumas ficam completamente nuas durante o inverno... Como elas respiram? Não sei explicar, não sou especialista em botânica, mas o importante nisso tudo é que, mesmo sem folhas elas sobrevivem e na primeira oportunidade geram novas folhas.

Pois bem, isso é o que enxergamos "de fora", pois vivemos sobre o solo e não abaixo dele. Mas aí vem a grande questão: está faltando mencionar algo sobre essa árvore imaginária. Quem a alimenta? Quem a mantém de pé? Aquilo que vimos lá no início da germinação... Sim, a raiz! Como a raiz deve estar para sustentar uma árvore já adulta e em plena capacidade de se regenerar e frutificar? Certamente desenvolvida, capaz de lhe dar o sustento e o equilíbrio, caso contrário, a árvore ressecará e não permanecerá de pé. Portanto, a raiz é a primeira coisa que evolui em uma árvore e não pode deixar de se expandir e se aprofundar, caso contrário, ou a planta morre, ou não cresce, e se ela crescer não resistirá à primeira lufada de vento...

Agora, sucintamente, tomando como base tudo o que foi dito antes, olhemos o ser humano dentro da sociedade, utilizando como parâmetro que esta sociedade em que ele está inserido é a árvore. Concluímos que o ser humano (o povo) é a semente. Essa semente ao evoluir cria usos e costumes, formas de comunicação (escrita e falada), arte, etc., ou seja: sua CULTURA (RAIZ). O conjunto de ensinamentos culturais torna-se a EDUCAÇÃO, sua base (TRONCO). Depois de culturalmente evoluído e com uma educação consistente, esse povo passa a ter consciência de sua função na sociedade e conquista a CIDADANIA (GALHOS e FOLHAS). Apenas na sociedade constituída com cidadania plena pode haver uma floração que gere o FRUTO da DEMOCRACIA.

Em suma, da natureza podemos extrair o seguinte ensinamento:

Sem cidadania não há democracia;

sem educação não há cidadania;

sem CULTURA não há educação.

Eis a lógica social natural!

A inclusão cultural é vital para a construção de uma sociedade evoluída e para a manutenção da democracia.

Pense nisso!