sábado, 21 de setembro de 2013

UM POEMA EM CADA ÁRVORE

Eliane Auer

Neste, 21 de setembro de 2013, a Academia Mateense de Letras (AMALETRAS) realizou na Praça Mesquita Neto, Município de São Mateus-ES, o Projeto UM POEMA EM CADA ÁRVORE (Mobilização Nacional), que aconteceu em diversas cidades brasileiras simultaneamente.

Iniciativa de incentivo à leitura que utiliza as árvores como suporte de leitura. Neste dia em que se comemora o “Dia da Árvore”, uma rede de poetas, educadores, agentes culturais e sociais mobilizaram-se
em levar a poesia onde o povo está.   

Idealização e coordenação: Marcelo Rocha, no Município de São Mateus-ES, aconteceu na Praça do Mirante  e Praça São Mateus por serem próximas.








A articulação local coube  a Acadêmica Efetiva  Eliane Queiroz Auer que contou com o apoio dos alunos do IFES  Dominique Queiroz Auer, Tulho Martins dos Reis, Alenne Carolina Ponciano, a aluna do Colégio Conhecer Alice Auer que  se dispuseram a participar voluntariamente em apoio ao projeto.


Foram recebidas doações de livros de livros de poesias do poeta Mauricio Oliveira de São Paulo-SP (Adoração ), um livreto de Literatura Infantil de Eliane Queiroz Auer com participação do poeta Mauricio Oliveira para serem distribuídos durante o evento cultural.

Assim, a AMALETRAS que quer reunir escritores cuja produção tenha valor humano, cívico e religioso, bem como irmanar-se com toda e qualquer iniciativa que se relacione com ações em favor do meio ambiente como dispõe a Constituição Federal vai cumprindo suas finalidades.

Efusivos agradecimentos a todos que colaboraram, visitaram  e   prestigiaram o evento.




 

HOJE É DIA DO GLORIOSO

21 de setembro de 2013

A Igreja comemora hoje, o dia de São Mateus. Ele que é autor do primeiro dos quatro evangelhos, ainda que a ordem não signifique que um evangelista ou seu evangelho é mais importante do que o outro. Todos os Evangelhos são valiosos, todos ensinam as verdades sobre Jesus e nos relatam seus atos e prodígios, sua paixão e sua ressurreição, o tempo que passou entre nós.

Convém destacar a sensibilidade de São Mateus. Era um homem comum, exercia profissão antipatizada, era cobrador de impostos como sempre aviltantes, como dizemos: “daquele de tirar o couro”. E estava exatamente no exercício de tal função, quando Jesus passa e faz-lhe o famoso convite: “segue-me”.

Não consta que tenha feito perguntas, nem mesmo estranhado, deixando a banca onde ela estava, sem medo de ser tachado de irresponsável, segue Jesus. Fica com Jesus, integra o colégio apostólico, vem a ser contado entre os doze primeiros particulares seguidores de Jesus.

Foi também pela presença de Mateus entre os que comiam a mesa com Jesus (expressão do evangelho) que os fariseus, que conheciam o cobrador de impostos, estranham: francamente, esse Jesus é meio estranho, não vê, Mateus um cara que só cuida de dinheiro, de repente está ai, sentado bem perto dele, como se fosse um anjo...

E perguntam aos discípulos: o que significa isso, “ô meu” o Mestre de vocês come com publicanos e pecadores, tá estranho demais”.

Jesus ouviu  e se apressou a dar a resposta que eles não esperavam: “Quem está com saúde não precisa de médico, mas sim, os doentes. E nunca se esqueçam: é a misericórdia que eu quero, e não o sacrifício. Não vim chamar os justos, mas os pecadores

Entendido, ouvinte, não é quem diz  Senhor, Senhor, que entra no reino dos seus, mas quem sabe amar como Jesus amou, quem é seu discípulo e na caridade O segue.

Do Programa "Cinco minutos com Maria"!

Mesmo sem estar mateenseando hoje, ouço os acordes da Lira Mateense que despertou a cidade ao som dos velhos dobrados. Parabéns São Mateus.