sexta-feira, 1 de novembro de 2013

FANATISMO, FUNDAMENTALISMO, PARANOIA

Lu Pupim 
Vitória, 1 de novembro de 2013

Marlusse amiga

aplausos para seu texto, sempre vou aplaudi-la. 

O eixo temático é algo para se discutir em todas as áreas de atuação humana. É para ser levado para um círculo maior de influências, para que seja colocado em uma espécie de catarse, ou, deixando que todos se manifestem, para que se possa prospectar a essência da atitude, a que gera todos esses comportamentos com causas religiosas, políticas e que para a psicologia  são mais amplos do que se imagina. 

Para alguns especialistas esse movimento compulsivo de crença que precisa de um líder maior, pode ser explicado em vários estudos sobre: fanatismo, fundamentalismo, paranoias, (quase delírio), e outros.

Bem, você fez sua análise nos trilhos do direito, mas as vertentes que explicariam o tema, como a sociologia, a filosofia, a psicologia e outras teriam enfoques diferenciados que nos valeriam repensar alguns juízos de valor.

Que fé é essa, que banaliza a palavra de Deus-Jesus Cristo? Qual é a base que sustenta essa proliferação de pseudo fieis e deuses que castigam, proíbem, impedem a liberdade de pensar, sentir e fazer? 

Para mim, o momento  desafia nosso entendimento, desde que tudo virou mercado, quando alguns espertalhões visionaram como nicho rentável,  uma clientela com carências intelectual-afetiva-econômicas que não aprendeu a pensar, nem sentir. 

Convive muito mal com variados preconceitos, ódio, sistema subjetivo de valores, etc. Portanto, necessita de muletas psicológicas, para não enlouquecer. Então, esse estado psicológico de fervor irracional se associa a motivações de natureza religiosa, política, aparece em outros cenários, como das torcidas de futebol e em relação a ídolos de música. Direcionam para o estudo do fanatismo e do fundamentalismo, para justificar essa paixão cega tornando as pessoas seguidoras desses, que são, no mínimo, tiranos, aproveitando-se de um sistema que condiciona as mentes a operarem em seu favor. 

Pergunto: como mudar esse chip? Qual operadora escolher? Apoio-me na crença do merecimento e nas oportunidades que temos para evoluir espiritualmente. Com toda minha fé na misericórdia do Criador, mesmo assim, vejo a humanidade construindo todos os dias, seu templo da insanidade.

Gracias pela oportunidade desse espaço para meu posicionamento pessoal. Estamos juntas na mesma linha vibratória, independente da linha de pensamento de cada uma, por força da formação.

Desculpe o meu português, espero que tenha passado meu ponto de vista sobre esse tema. 
Besitos
Lu Pupim

Querida Lu, 
seu pensamento enriquece e complementa o meu. 
Vamos à luta.
Com todo o meu querer-lhe tanto bem.
Obrigada
Marlusse