sábado, 21 de dezembro de 2013

MENSAGEM AOS BACHARELANDOS

 
Mensagem que  na condição de Patrona, dirigi aos BACHARELANDOS EM DIREITO da Faculdade de Direito Vale do Cricaré - São Mateus -ES.
 
Se algum dia vocês quiserem pensar em uma pessoa contente e agradecida, pensem em mim, porque é assim que me sinto neste momento, pelo fato de ter sido escolhida patrona e dar meu nome à turma que formam.

E assim como o fez Nossa Senhora, com o mesmo canto, eu canto: “Minha alma engrandece o Senhor, exulta meu espírito em Deus, meu Salvador”.

Vocês ingressam no mundo das leis escritas pelos homens que são como bússola que aponta o rumo que se deve tomar nas lides forenses. No entanto, lembrem-se: leis não são para serem seguidas, leis não são para serem seguidas,  leis são para serem interpretadas.

Uma mesma conduta perpetrada por um José, pode não ter o mesmo peso se perpetrada por um João. Aqui é válido dizer que “todos são iguais perante a lei”, contanto que se atente, no sentido de que importa descobrir uma interpretação nova, para o fato novo que o mais hediondo dos crimes possa representar.

Não precisamos de muitas leis e obediência sem questionamento, só à lei de Deus, que é lei de amor. Ao invés, precisamos de advogados arrojados, capazes de nos termos da Constituição do país, garimpar o direito e mediante apresentação de bons argumentos, fazer estremecer as estruturas dos tribunais e obter como resultado as melhores, mais lúcidas e irreformáveis decisões, porque condizentes com o ideal de justiça pelo qual todos anelamos.

Sintam-se todos carinhosamente abraçados.

Parabéns pela meta conquistada, pela vitória que reluz.

Muito, muito obrigada.