domingo, 29 de dezembro de 2013

JÁ PRÁ CASA

Curiosamente, todos, de uma forma ou de outra, sentem-se tocados pelo findar de um ano.

Imagine-se como último dia do ano, uma segunda feira. Pronto, primeiro de janeiro vai ser terça-feira e dai, não se tem como negar que do Natal até dois de janeiro, ocorrem uma férias intercaladas. 

Olhe lá, se não se esticar até o dia seis, pois é dia de Santos Reis, (Reis aqueles que viram a estrela de Jesus no oriente e saíram à procura dele para adorá-Lo), com manifestação folclórica em que se entoam cantos de louvação (pode ser que no meio haja também uma loba e um boi que botam o pessoal pra correr). Em alguns países os presentes são dados ou trocados não no Natal, mas no dia da Epifania, 6 de janeiro.

E como é o último sábado do ano, neste de modo particular, porque o sol voltou a brilhar e fez cessar as chuvas abundantes que caiam aqui por nossas bandas, causando expressivos estragos, as pessoas sentem-se aliviadas e leves e a vontade que dá é ir a algum lugar.

Shopping é a primeira ideia que pinta, de fato, quem foi ao shopping nesta tarde, pode dizer como estava cheio de gente que ainda fazia compras, aproveitando as “rebajas” de uma Z, por exemplo, nunca uma marca nada desprezível. De fato, tem tudo, para todos os gostos e necessidades, com preços deveras atraentes.

Escolher estava fácil, experimentar, ai demorava um pouco, para pagar, outro tanto, máxime quando um vendedor, que parecia dos mais qualificados, aponta a um casal com criança o caixa destinado para quem compra para crianças, negou a existência, que é previsão de lei, do chamado, preferencial.

Ainda bem que a fila não se configurou estafante, havia sempre alguém comentando o que comprou, mostrando a um familiar (que guardava lugar na fila) sem negar, a quem desejou, meter o bedelho para elogiar, dizer que ia ficar muito bonita.

Paradinhas clássicas para um café, naquela cafeteira onde garçonetes cheias de simpatia e todo atenções, acolhem, ouvem o que é desejado, mas o café que servem... que decepção: fff. Mas a tarde só está para leveza, ninguém vai brigar só por causa de um café, ainda que o preço que se paga por meia xícara, das pequenas seja maior que o de meio quilo do pó que se compra em qualquer supermercado. 

Volta inteira no andar inferior, o mesmo no superior... paradas em frente de lojas, tudo se olha, mas pouco ou nada se quer comprar...

Feita uma boa caminhada... os pés começam a doer... Daquela sandália cuja sola está intata, não se pode dizer o mesmo da parte que acolhe os pés. A ela se debita a antecipação da volta à casa, já que a sugestão do cérebro de andar descalça não foi acolhida pela razão.

Já prá casa!








DOMINGO DA SAGRADA FAMÍLIA


Hoje comemoramos o domingo da Sagrada Família, a que foi formada por Jesus, Maria e José.

É sempre no domingo depois do Natal.

A reflexão que li, na revista Família Cristã, (2003) tem como título FAMÍLIA PEREGRINA, acrescentando:  como tudo que tem vida a família está em movimento. Para onde vai a família? Se observarmos o panorama atual, constataremos que a situação histórica, as alterações culturais, os fatores sociais, econômicos e tantos outros modificaram sensivelmente o rosto da família.

As escrituras têm uma concepção própria de família, e nós, como cristãos, mesmo levando em conta o tempo em que vivemos, precisamos voltar à fonte da Palavra de Deus, se quisermos alicerçar com firmeza a construção da família em qualquer tempo, sem nos deixar ludibriar por propostas que nos desviam do caminho.

O alicerce da família é a Palavra de Deus: quem ouve a minha Palavra e a põe em prática é como um homem sensato que construiu sua casa sobre a rocha (Mt 7,24) ou seja, é o Senhor quem deve presidir todos os planos e todos os projetos da família.

O respeito pelos pais é a pedra fundamental da família e  decorre do respeito ao próprio Senhor Deus. Da mesma forma, importa que os pais tenham sentimentos além do amor e do respeito pelos filhos.

Que o Senhor Deus olhe por todas as famílias, afaste delas os males que grassam tão velozmente, sustente as famílias na caminhada, assuma seu lugar nos lares e fique neles como Pai, como Amigo, como Salvador.


Programa Cinco Minutos com Maria

Radio América – AM 690