segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

6 DE MARÇO - PRIMEIRA EDIÇÃO DO ANO DE 2014 QUINTACULT

A QUINTA CULT DE MARÇO VAI HOMENAGEAR O POETA MANUEL BANDEIRA, OS ESCRITORES TEODORICO BOA MORTE E MATUSALÉM DIAS DE MOURA E O MÚSICO JAILTON FRANCISCO

         Com uma programação bastante variada, com apresentação musical, declamação de poesias e exibição de vídeo sobre o Congo da Serra, bem como homenagens aos poetas Manuel Bandeira, Escritores Teodorico Boa Morte e Matusalém Dias de Moura e homenagem ao músico Jailton Francisco será realizada no próximo dia 6 de março a primeira edição de 2014 da Quinta Cult, evento cultural da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS e do Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC, tendo como objetivo estimular o aprimoramento da produção literária e  valorizar a produção cultural do Espírito Santo. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas aprendam e possam se divertir ao mesmo tempo, por isso as atividades da programação conciliam o lúdico com o pedagógico, com muita música, poesia e prosa”, explica o escritor capixaba Clério José Borges, um dos idealizadores e fundador da Quinta Cult. Clério esclarece ainda que o evento é totalmente gratuito e aberto a participação popular e será realizado na Praça de Alimentação do Shopping Mont Serrat, no bairro de Colina de Laranjeiras, Serra, ES.
        Nesta primeira edição de 2014 será agraciado com a comenda Mestre Álvaro, além do músico Jailton Francisco que realiza um trabalho social ministrando aulas de violão no Centro Comunitário de Parque Residencial Laranjeiras, o escritor Teodorico Boa Morte, que é também poeta, compositor e folclorista e membro da Academia de Artes e Letras da Serra, onde ocupa a cadeira de número 15, cujo patrono é Manoel Cardoso Castello. Teodorico é músico fundador da Banda de Música Estrela dos Artistas e publicou diversos livros, entre os quais, "Insurreição do Queimado" em poesia - 2 edições 1999/2000 e Borbulhar de Cantares, obra editada em 2010, com recursos oriundo da Lei Chico Prego, de Incentivo a Cultura da Serra. Também será homenageado o Acadêmico Matusalém Dias de Moura, da Academia Espírito Santense de Letras e Correspondente da ALEAS. Iniciando a programação haverá uma performance do DJ Sávio Andrade, bem como do cantor convidado  Pedro Monteiro, conhecido como o Emílio de Nova Almeida e a exibição do Vídeo "No ritmo do Congo", de Suzi Nunes.

        A Quinta Cult de 2014 será realizada todas as quintas feiras de cada mês, no período de março a Julho, com eventos a serem realizados além do Shopping Mont Serrat, em Nova Almeida no Restaurante Arte do Churrasco e Ninho da Roxinha e no Restaurante "Muqueca Cultural", em Barcelona. Além de Clério José Borges também coordenam a Quinta Cult os também escritores Marcos Arrébola, Levi Basílio, Albércio Nunes, Edilson Celestino Ferreira, Paulo Negreiros, Teodorico Boa Morte e a Cineasta Suzi Nunes. O evento tem o apoio do Conselho Municipal de Cultura da Serra e da Secretaria Municipal de Turismo Cultura e Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal da Serra; Loja BISS, de Porto Canoa, Serra, ES e dos Jornais Tempo Novo e Jornal da Serra. Patrocínio do DJ Sávio Andrade, da Cantora Angela Assis e Apoio Integral do Shopping Mont Serrat.

 PROGRAMAÇÃO

19 horas - Abertura com performance especial do DJ Sávio Andrade.

19h10m - Exibição do Vídeo "No Ritmo do Congo" da cineasta Suzi Nunes

19h30m - Show do Cantor Teodorico Boa Morte.

20,00 - Homenagem ao Escritor do Mês, Manuel Bandeira. Leitura de Biografia e Poemas, com coordenação dos Escritores Gabriel Bittencourt e Marcos Arrébola.

20h15m - Homenagem Especial:  Comenda Mestre Álvaro será entregue ao Músico do mês, Jailton Francisco e aos Escritores do Mês, Teodorico Boa Monte e Matusalém Dias de Moura.

20h40m - Show do Cantor Convidado, Pedro Monteiro, conhecido como o Emílio, de Nova Almeida.
21,00 - Rodada de Poesias. Declamação de Poesias pelos Poetas da Academia de Letras e Artes da Serra e do Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC, Clério José Borges que declamará o seu poema SERRA. Também farão leitura de Poesias, os Escritores da Academia de Letras e Artes da Serra, ALEAS e do Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, Marcos Arrébola, Levi Basílio, Albércio Nunes, Maria Immaculada, Dinair Surdine, Edilson Celestino e Paulo Negreiros.

21h20m - Performance do DJ Sávio Andrade.
21h30m - Encerramento 

MANUEL BANDEIRA

Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho nasceu no Recife no dia 19 de abril de 1886, na Rua da Ventura, atual Joaquim Nabuco, filho de Manuel Carneiro de Souza Bandeira e Francelina Ribeiro de Souza Bandeira.

 Em 1916 falece sua mãe, Francelina. No ano seguinte publica seu primeiro livro: A cinza das horas, numa edição de 200 exemplares custeada pelo autor. João Ribeiro escreve um artigo elogioso sobre o livro. Por causa de um hiato num verso do poeta mineiro Mário Mendes Campos, Manuel Bandeira desenvolve com o crítico Machado Sobrinho uma polêmica nas páginas do Correio de Minas, de Juiz de Fora.

Em 1924 publica, às suas expensas, Poesias, que reúne A Cinza das Horas, Carnaval e um novo livro, O Ritmo Dissoluto. Colabora no "Mês Modernista", série de trabalhos de modernistas publicado pelo jornal A Noite, em 1925. Escreve crítica musical para a revista A Idéia Ilustrada. Escreve também sobre música para Ariel, de São Paulo.

 Em 1940 é eleito para a Academia Brasileira de Letras, na vaga de Luís Guimarães Filho. Toma posse em 30 de novembro, sendo saudado por Ribeiro Couto. Publica Poesias Completas, com a inclusão da Lira dos Cinqüent'Anos (também esta edição foi custeada pelo autor). Publica ainda Noções de História das Literaturas e, em separata da Revista do Brasil, A Autoria das Cartas Chilenas.

 Em 1948 são reeditados três de seus livros: Poesias Completas, com acréscimo de Belo Belo; Poesias Escolhidas e Poemas Traduzidos. Publica Mafuá do Malungo (impresso em Barcelona por João Cabral de Melo Neto) e organiza uma edição crítica das Rimas de João Albano. No ano seguinte publica Literatura Hispano-Americana e traduz O Auto Sacramental do Divino Narciso de Sóror Juana Inés de la Cruz.

 Comemora 80 anos, em 1966, recebendo muitas homenagens. A Editora José Olympio realiza em sua sede uma festa de que participam mais de mil pessoas e lança os volumes Estrela da Vida Inteira (poesias completas e traduções de poesia) e Andorinha (seleção de textos em prosa, organizada por Carlos Drummond de Andrade). Compra uma casa em Teresópolis, a única de sua propriedade ao longo de toda sua vida.

 Com problemas de saúde, Manuel Bandeira deixa seu apartamento da Avenida Beira-Mar e se transfere para o apartamento da Rua Aires Saldanha, em Copacabana, de Maria de Lourdes Heitor de Souza, sua companheira dos últimos anos.

 No dia 13 de outubro de 1968, às 12 horas e 50 minutos, morre o poeta Manuel Bandeira, no Hospital Samaritano, em Botafogo, sendo sepultado no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista.

Teodorico Boa Morte nasceu no município de Aracruz, no Estado do Espírito Santo, em 28/06/1950, filho de pais lavradores. Sua família residiu posteriormente em Linhares e depois na Serra, também municípios do Espírito Santo. Poeta, compositor e folclorista. Membro da Academia de Artes e Letras da Serra, onde ocupa a cadeira n.15, cujo patrono é Manoel Cardoso Castello. Músico fundador da Banda de Música Estrela dos Artistas. Membro do Conselho Cultura da Serra. Participação no Teatro Insurreição do Queimado - 1986. Participação na coletânea do livro "Poetas Brasileiros", de 1986, com a poesia Fatalidade. Compositor do samba-enredo "Serra de Cabral a Vidigal", representando a Escola Rosas de Ouro, Carnaval de 2000. Participação em Festivais Estaduais de Músicas, na década de 1980. Participação no XIV Seminário Nacional de Trovas, representando o Clube dos Trovadores Capixabas, em Linhares - 1994. Participação no XIV Seminário de Neotrovadorismo - 1994. Publicou: "Insurreição do Queimado" em poesia - 2 edições 1999/2000 - lançado nos 150 anos de aniversário da Insurreição do Quemado, Distrito da Serra, Espírito Santo - Brasil

Matusalém Dias de Moura nasceu no Córrego dos Coelhos, zona rural de Urupi, município de Iúna, no Estado do Espírito Santo, em 05/06/1959 onde passou a sua infância, Em Urupi cursou o primeiro grau na Escola Bernardo Horta e logo após o falecimento de seu pai, transferiu-se juntamente com sua mãe e irmãos para Iuna, onde continuou os estudos e começou a trabalhar. Cursou Contabilidade nas Escolas de Comércio Pedro José de Souza (1o ano) e Escola Henrique Coutinho ( anos restantes). Formou-se em Direito, em 1989, pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. Enquanto publica suas poesias e crônicas nos jornais do Estado, exerce intensamente a sua profissão de advogado, passando pelas funções de Assessor Jurídico das prefeituras municipais de Ibatiba-ES, Lajinha-MG. Além de ter sido vereador, líder da oposição e presidente da Câmara Municipal de Iuna, depois de uma viagem pela Alemanha, exerceu ainda as funções de Secretário Particular do Presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo e de Escrivão Judiciário (designado) da 4a. Vara Criminal de Cariacica-ES .

 Obras: "Menino de Cachoeirinha" – (Prefácio de Luiz Sérgio Guaro), Vitória, 1993 "Varal Partido" – (Prefácio de Marien Calixte), Vitória, 1998 Vento rasteiro - haikais, 1999 "O silêncio dos sinos" - Vitória - Ed. do Autor, 2000 - Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Participou das Antologias Escritos entre dois séculos, 2000 e Alguns de nós, 2001. É cronista do Jornal A Notícia, de Iuna, município do Espírito Santo. Fonte : Antologia A Poesia Espírito-santense no século XX, organização, introdução e notas de Assis Brasil – 1998

È Acadêmico Correspondente da ALEAS - Academia de Letras e Artes da Serra.