quarta-feira, 26 de março de 2014

LEGIONÁRIAS DE MARIA

No domingo, 16 de março, depois de uma apresentação num teatro da Universidade de Brasília, tivemos um citytour.


Próximo da Catedral, havia uma movimentação intensa. Quando adentramos o templo ficamos encantadas com o que vimos, estava cheio, literalmente cheio de grupos de LEGIONÁRIAS DE MARIA  provenientes também das cercanias da capital federal. Comemoravam aniversário de formação e vida da irmandade.
Cantavam com entusiasmo louvando a Mãe de Jesus.


Foi deveras comovente. Tirei essas fotos:









Essas colegas panamenhas se abraçaram emociondas.
O que é “Legião de Maria?”


A palavra “legião” significa exército, e “legionário” é o soldado que faz parte deste exército. Por isso foi dado o nome de “Legião de Maria”, ao conjunto de leigos (soldados) que fazem parte do grande exército de Maria Santíssima, a Mãe de Jesus e nossa mãe.
A fundação da “Legião de Maria” aconteceu quando Frank Dupp, juntamente com um grupo de senhoras e o padre Michael Toher, da Arquidiocese de Dublin, na Irlanda, fizeram o primeiro Praesidium da Legião de Maria, no dia 07 de setembro de 1921.
Frank Dupp orientou a extensão mundial da “Legião de Maria” com heróica dedicação até a sua morte. Este movimento logo se espalhou por todo o mundo, inclusive no Brasil, onde está presente já faz mais de 55 anos.
A missão da Legião de Maria é uma santa fábrica de leigos marianos corajosos e perseverantes que trabalham através de visitas às famílias católicas e não católicas, idosos, doentes, deficientes e gestantes levando o Evangelho de Cristo e a devoção a Maria.
Os legionários(as) têm o dever de esclarecer sobre os Sacramentos da igreja, e realizar trabalhos tanto na parte espiritual, como material. Uma vez por semana os legionários (as), se reúnem para juntos rezarem o terço, e descrever como foram realizadas as visitas da semana.
Em Vitória também são numerosas.

CUIDEMOS DO TEMPO


Sinceramente, eu me preocupo com  a atitude de pessoas que não se apercebem que o tempo passa e vão adiando as coisas que têm para fazer, as atitudes que devem tomar, as tarefas que   devem cumprir.

Vejam bem, o mês de março está terminando. Hoje já é dia 26. Parece que foi ontem que vivíamos as emoções do despontar de um novo ano, que sempre traz um halo de esperança.

Carnaval em março fez com que se prolongassem as férias de tanta gente. Custamos a voltar ao normal da vida nessa terra do Brasil. Por exemplo, quantas escolas só funcionam com regularidade, depois do carnaval.

Nesses momentos, sempre me lembro daquela famosa advertência de Santo Agostinho: temo o Senhor que passa e não volta mais. A graça de Deus é abundante e sempre distribuída a mãos cheias, com prodigalidade. Não a esbanjemos. O tempo é muito precioso, cada minuto deve ser aproveitado em toda sua extensão, em toda profundidade.

Mas também pessoas há que acabam se estressando porque trabalham tanto e fazem tanta coisa, quase ao mesmo tempo, como se lhe fosse possível duplicar as horas. Que engano!

São os dois extremos. A via do meio é a do equilíbrio. Como pessoas/gente temos necessidades. Tudo tem seu tempo debaixo do céu, tempo para trabalhar e tempo para descansar, tempo para passear e tempo para se alegrar, tempo para dormir e tempo para acordar.

Tenhamos presente que é assim, que não devemos acrescentar amarguras à nossa vida. Se cada um se encarregar disso, à nossa volta vai haver mais paz, a paz que transmitimos como fruto do nosso estar em paz. Pode até nem ser a tranquilidade absoluta, vale que seja uma “paz inquieta” de quem não se contenta estar em paz e ser feliz sozinho.

Cuidemos, portanto de perceber o sopro do Espírito que sugere o que temos de fazer, quando, como e onde devemos fazer. Cuidemos do tempo.



Do Programa Cinco Minutos com Maria
De hoje.