segunda-feira, 31 de março de 2014

TEMPO DE ARRUMAÇÃO DA VIDA

A quaresma é para ajustar a vida, arrumá-la, aproximar-se do Senhor, disse o Papa Francisco.

Só cada um pode saber quais são os ajustes dos quais sua vida precisa, quais são as arrumações que precisa fazer, devendo estar ciente de que se constitui em condição para aproximar-se do Senhor.

Aproximar-se do Senhor, mas como? Ele está muito próximo, pode dizer alguém e até ainda mais, o senhor Deus está no céu, na terra e em toda parte, Ele está em nós, vivemos mergulhados em Deus, mais do que o peixe na água, porque no lugar onde o corpo do peixe está, a água não pode estar, mas mesmo onde está o nosso corpo, Deus está.

O sentido da aproximação ao qual se refere o Papa Francisco é muito mais que simplesmente a distância entre dois seres, significa que o que rezamos no salmo: “o Senhor é meu Pastor nada me faltará’ é convicção profundíssima, é certeza absoluta, pelo que, não vivemos sequer nos preocupando com as nossas necessidades, com o que comer ou vestir, no sentido que nos é ensinado de que se Deus veste os lírios dos campos e alimenta as aves do céu, muito mais cuidado tem conosco, porque somos criaturas suas e fomos criados à sua imagem e semelhança.

Qualquer pessoa gosta de ter uma aparência mais agradável, de vestir uma roupa mais bonitinha, enfim de estar arrumadinho. Para isto cuida bem do que veste, lava e lava-se. Ai está exatamente a palavra usada pelo Papa Francisco: arrumar a vida. Arrumemos nossa vida. Lavemos nosso espírito, a nossa alma pelo sacramento da confissão que somos convidados a fazer nestes dias, como mínimo, e assim, cumprir o preceito que a Igreja recomenda.

A proximidade do Senhor então, vai ser deveras sentida, através da sensação de paz que provaremos, o sentido de estar bem conosco e com as pessoas, com todo o criado, com a natureza que geme de tanto maltrato.

Um bom exame de consciência ajuda, basta fazê-lo e deveras assim preparados, teremos uma BOA PÁSCOA.