quarta-feira, 2 de abril de 2014

PARABÉNS, IRMÃO!

Minha mãe teve nove filhos, oito mulheres e apenas um homem, o sexto, pelo que, meu pai teve que esperar muito para soltar foguetes e dar-lhe o nome do seu pai, Abdo, um emigrante libanês.

Sempre nos envaidecemos de ser numerosos – apesar de haver outras famílias, mais numerosas ainda – sempre foi grande o amor que sentimos uns pelos outros e a dor causada pela partida de duas, há cerca de seis anos e num espaço de sete meses apenas, ainda não passou.

Mas hoje é aniversário dele, meu irmão, o Abdo. Nós o amamos muito, por isto pedimos a Deus que o abençoe, que lhe dê saúde, a sua anda debilitada. Nossa Senhora interceda em seu favor, conservando-o entre os três filhos e três netos que tem, respectivos genro e noras e da esposa dedicada.

Família é mesmo uma reunião sagrada. Há uma força tão forte a unir os membros entre si, que só se deseja a cada um sempre o que de melhor existe. Minha mãe tem 97 anos e vive limitadamente, anda mal, vê pouco e está sempre reclamando das dores que sente.  São as consequências da máquina corporal que não tem substituição de peças e que só dá para ir administrando.

É para a liberdade que Cristo nos salvou, nos libertou. Esta expressão foi a forma com que São Paulo alertou os cristãos que não obstante as conquistas que tiveram, se mostraram inclinados a voltar a antigas práticas, como outrora o povo libertado da escravidão do Egito chorou lembrando do que haviam deixado lá.

Nas famílias pode acontecer o mesmo e a advertência deve servir a cada um, no sentido de não querer ficar chorando como se diz, o leite derramado, querer viver de lembranças do passado, achar que em outro lugar que moraram ou outra condição que tiveram era melhor.  A família deve-se unir, cada um ser para o outro verdadeiro esteio ou amparo, repartir o que tiver, buscar juntos o que precisam.


Todos devem ter sempre uma grande esperança, alegria de ser quem são, mesmo que tenham problemas, saber que só juntos podem  encontrar a forma de resolver como é melhor para todos. Por isto formam a família, igreja doméstica, onde numa só voz devem ser entoados louvores ao Senhor.