quarta-feira, 14 de maio de 2014

SOLENIDADE NA ACADEMIA MARATAIZENSE

10 DE MAIO DE 2014

MAIS UM GRANDE MOMENTO DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE MARATAIZES E DO ESPÍRITO SNTO. 

Sob o comando da Presidente, Bárbara Péres, a Academia de Letras e Artes de Marataizes e do Espírito Santo empossa novos acadêmicos. 

Na oportunidade foi apresentado o Hino da Academia, composição de Raul Sampaio e Sérgio Dario Machado.



Neta do Acadêmico Clério Borges faz a festa!
Guilherme, neto da Acadêmica Maria Dolores Rezende


Fabiannni R. Taylor Costa 
Eliane Queiroz Au

Soraya, Silvia, Angela, Clério

Levi 
Clerio 

Suzi e Marluss 


Silvia com Bárbara. 

COMBATAMOS AS CAUSAS, NÃO OS EFEITOS

Data de 18 de novembro de 1994.

 Eu sei que tem muita gente dizendo bem feito. É isto mesmo! Ele tinha mesmo que morrer. Estou-me referindo a morte de Alexandre que matou a menina Bruna, na Serra.

Claro que não bato palmas para o que ele fez. Claro que acho que foi uma tremenda barbaridade. Mas também não acho certo que ele tenha sido morto da maneira que foi. Ser levado para uma cela, onde era presumível que seria executado. Todo mundo sabe que nas prisões há a lei da justiça pelas próprias mãos, sempre que é preso alguém que comete um delito assim, eles são, como se diz,   justiçados. É verdade que  os presos estejam dizendo que não foram eles quem o mataram, que ele já chegou ali  "todo arrebentado". Eis ai, uma verdade que dificilmente se conhecerá, porque a mentalidade reinante é a de que o que foi feito foi bem feito. E tudo é deixado para lá.

Só que não é assim que se resolve um problema de tamanha gravidade. Não é assim que evitaremos outras mortes como a da pequena Bruna, que conteremos a onda de maldade que nos rodeia, a perversidade que degenera o coração de uma pessoa e que a leva a cometer um crime de tal porte.

As causas é que precisam ser combatidas. A morte de Bruna é só uma das consequências pelas quais estamos pagando, por nos esquecermos de Deus, por não seguirmos sua lei  e porque não pomos  em prática os seus preceitos. Deus está em toda parte e vê tudo, mas os homens (quando se fala de homens, incluem-se mulheres é claro), vivem ignorando a presença de Deus. Cada dia que passa constroem casas e máquinas, onde Deus não tem vez,  fazem projetos dos quais Deus não faz parte. Ora, quanto mais nos distanciamos da fonte da Vida, mais erramos, quanto mais prescindirmos de Deus, maiores serão as nossas dificuldades, consequentemente, estaremos fazendo espaços para que os males se alastrem e depois, quem sofre tudo, somos ainda nós.

Que Nossa Senhora torne cada um de nós autêntica testemunha do amor de Deus. Que sejamos apóstolos. Que evangelizemos. Que levemos a BOA NOVA do reino de Deus, a quem ainda não O conhece.

Não é preciso ir muito longe. Evangelizemos o ambiente em que vivemos. Evangelizemos na nossa casa, no nosso trabalho. Não tenhamos vergonha de ostentar o nosso sinal da cruz. Substituamos o muito obrigado, por um sonoro Deus lhe pague. Digamos:  vai com Deus a quem se despede de nós para ir a algum lugar, acrescentemos graças a Deus, referindo-nos aos dons recebidos, se Deus quiser,  ao menor dos projetos que façamos, seja simplesmente, um bom dia, ou até logo.


São pequenos gestos, mas podem ser o começo de uma grande transformação. Creiamos nisto.