sábado, 2 de agosto de 2014

PERGUNTARAM-ME E EU RESPONDI



Entre os dias 20 a 24 do corrente mês de agosto, (se Deus quiser) , participarei do VI ENCONTRO MUNDIAL DE ECOPOESIA  que se realiza na cidade de Tumbes no Peru.

Em vista da oportunidade, me perguntaram e eu respondi .

- Desde quando, Marlusse, você escreve poesias e em que momento se interessou pela temática ambiental?

 - Escrevi minhas primeiras poesias na adolescência. Encantei-me com a causa ambiental de forma particularíssima, quando participei de um Seminário sobre a MATA ATLÂNTICA, na cidade de São Paulo, em cuja oportunidade tomei consciência do mal causado a esse ecossistema. Hoje, praticamente, em quase tudo que faço, entra a defesa do meio ambiente.

- Que é ecopoesia?

-  De agora em diante, vou dizer que ECOPOESIA (eco – terra / poesia – da emoção) é resultado da convicção e da necessidade de preservar o meio ambiente, valendo-se dessa profunda forma de expressão que é a mesma poesia ou entendida como o transbordar de sentimentos e emoções que encantam, fascinam, enlevam. Poucas coisas como a poesia equivalem à grandeza do meio ambiente.

- Qual é o compromisso que os poetas devem ter com o meio ambiente?

- O compromisso dos poetas consiste em usar sua arte poética no sentido de promover a defesa do meio ambiente. Encontro na Constituição Brasileira uma boa resposta:  “Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

- É fácil escrever poemas sobre a temática ambiental?

- Partindo do pressuposto que o poeta nasce poeta (ao contrário do versejador que aprende a fazer poema) e que, o que resulta do que escreve vem de inspiração provada não é difícil escrever poemas ambientais.

- Quais são as expectativas que tem do VI Festival Mundial de Ecopoesia?

-          Todas, quero entender até o fundo o que significa ser um ecopoeta.

- Que outras atividades exerce em favor do meio ambiente?

-  Até bem recentemente, presidi o “Instituto Terra da Gente”, uma ONG ambiental que ensejou realização de três eventos, com expressiva participação. Escrevo com frequência sobre o tema. Em parceria com uma ONG da qual me aproximei recentemente, estamos planejando cursos de Educação Ambiental para jovens e adultos. No Ministério Público, coordenei o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (do patrimônio histórico e artístico), por cinco anos. Publiquei em livros: Manual do Promotor de Justiça do Meio Ambiente e Meio Ambiente (com palestras de um dos eventos). Minha dissertação de Mestrado, (ver http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/cp104923.pdf) foi sobre meio ambiente.
É um tema que não podemos deixar para depois.


GRATIDÃO

É impossível não sentir a mais profunda gratidão a Deus, quando se pode comemorar uma data tão expressiva como é o caso dos meus 20 anos de programa na Radio América: CINCO MINUTOS COM MARIA.

Como comemorei a expectativa desse momento! Comentava sempre, preparava, sem outros acontecimentos que não fosse, como foi, uma Santa Missa em ação de graças, propiciada pela direção da rádio, celebrada pelo Pe. Marcelo, com presença de ouvintes o que causou grande alegria e ocasionou o grande abraço que trocamos.

Como diz o apóstolo João, em Cristo nós vivemos e nos movemos. (At. 17,28). Supérfluo acrescentar, e somos, posto que, quem vive em, também ali é. Tal privilégio nos pode constituir em pessoas capazes do que quisermos, desde que o que quisermos brote  dos mesmos sentimentos que animaram Jesus Cristo (Fil 2,5) que Paulo nos convida a ter.

Dou graças a Deus por ter permitido que a proposta que fiz à direção da rádio, em 1993, tenha sido acatada e por todos esses anos me dá a graça de transmitir mensagens, que podem abordar quaisquer temas, político, econômico, sobretudo humano, nunca contudo, sem um fundo religioso.

Para essa comemoração, em breve, fica pronto um livro que terá como título MAGNIFICAT, todos são textos dos programas. Depois de tanto tempo, claro que não me faltam muitos escritos para publicar algumas dezenas de livros até. Logo, a escolha não foi difícil. Fiz um cálculo, sem muita precisão, verifiquei que até agora,  foram 64.800 programas.

Pedindo a intercessão de Nossa Senhora, rezo:

Ó Nossa Senhora, mãe de Deus, mãe dos pobres, nossa mãe, estamos comemorando os 20 anos deste programa que durante este tempo nos permitiu conhecer melhor sua vida, suas virtudes, seu amor a Deus.
Continuamos contando com sua proteção, para continuar, a seu exemplo, a ser mensageiros do Evangelho, seguidores de Jesus, bons administradores da graça de Deus, anunciadores da boa nova do Pai.
Amém.


Agradeço sobretudo a Deus, a Nossa Senhora que por ser tão humana nos faz sentir muito próximas, aos amigos, as manifestações carinhosas pela ocorrência e peço: continuemos juntos.