quarta-feira, 13 de agosto de 2014

NEOLIBERALISMO É PECADO


Prognóstico de sociólogos sérios nos últimos anos do século passado, para a alvorada do terceiro milênio, está de todo confirmado: de cada dez pessoas no mundo, seis vivem na miséria,  cresce o número de migrantes.

“Um natal sem fome” - mas só no Natal? depois pode? - e se recolhem  alimentos para quem está precisando. Só na oportunidade da celebração da  “Missa da Família pela vida” celebrada pelo Pe Marcelo e seu Bispo, em São Caetano, no dia de finados, foi recolhida uma tonelada.

Centenas de “sem teto” invadiram prédios vazios na cidade de São Paulo. Professores da rede pública estadual voltam ao trabalho... por muito menos do que fazendo jus, pretendiam.  800 homicídios já foram registrados no Espírito Santo este ano. 
  
Se começarmos a desfiá-las, haja tempo, pois são incontáveis as situações que denotam a exclusão em que vivem só no Brasil, quarenta milhões de filhos seus.

Nem é recente. Desde os início, o  nosso  foi um país de  excluídos,  de dominadores e dominados, de conquistadores e escravizados. Um país em que as grandes maiorias produzem para poucos consumirem.

Não se pense que será possível falar de paz, não se pense que “haverá sossego” enquanto essa dualidade for tão predominante. E existe solução!

Não se pretende igualdade absoluta, é utopia, mas ao menos, menos desigualdade, um encurtamento da distância que neste passo cada vez mais se acentua entre pouquíssimos que têm tanto e muitíssimos desprovidos até do essencial.

Colocando a cabeça para pensar, não é que seja fácil admitir que o governo brasileiro prefira errar, mas não dá para conceber que seja mantida essa política neoliberal, implantada no rastro do insucesso havido com ela, em países como a Inglaterra que entre 1979 e 1992 viu aumentar de cinco para quatorze milhões, seu número de miseráveis e dos EEUU que naqueles mesmos anos, tiveram que conviver com um aumento de 20% só de tuberculosos, sem olvidar que tiveram que apelar aos japoneses para que comprassem seus automóveis, graças a crise de mercado sobrevinda sobre produtos americanos.

Neoliberalismo é a velha doutrina econômica liberal, adotada na Europa, desde o final da Segunda Guerra, em vista da falência do "Estado do Bem Estar Social". Prega a supremacia do mercado sobre todas as coisas, incluindo-se os direitos sociais e trabalhistas e, se necessário, até os direitos políticos.

Em outros termos, o homem é secundário, primeiro cresçam as  divisas, os cofres devem estar abarrotados de... “dólares”,  economia é o que interessa (o resto não tem pressa).


Ou como define claramente D. Pedro Casaldáliga, “neoliberalismo é o capital levado as últimas conseqüências” e por isto mesmo:        ”neoliberalismo é pecado”.