sexta-feira, 1 de maio de 2015

O LIVRO DE MAGDALENA PISA


        O livro “Maria Magdalena Pisa – do prazer e aprender à paixão de ensinar”, de autoria de Professora e Acadêmica da AFESL, Maria do Carmo Marino Schneider, é fruto de pesquisa histórica e documental sobre essa  eminente educadora que trabalhou até o fim de seus dias, merecendo ser apontada às gerações de mestras como um capítulo de seriedade e de grandeza na história do magistério no Espírito Santo.

      A obra resgata sua trajetória no magistério desde 1922 até os seus últimos dias, quando lecionou na “Escola Normal Pedro”, no “Instituto de Educação Professor Fernando Duarte Rabelo e no “Colégio São Vicente de Paula”.

      Em 1934, o Interventor João Punaro Bley inaugura o “Grupo Escolar Padre Anchieta”, nomeando-a sua primeira diretora, função que exerceu durante 14 anos, com extremado zelo e dedicação, tornando-a uma escola modelo no Espírito Santo, formado uma geração de jovens que hoje são homens e mulheres que se destacam nas áreas políticas, educacionais e sociais do nosso Estado.

      Na década de 50, no governo do Dr. Jones dos Santos Neves, exerceu o cargo de Secretária de Estado da Educação, período em que lutou pela valorização do magistério, pleiteando melhores condições de trabalho e uma remuneração mais justa aos professores e aos docentes de emergência.

      Exerceu vários cargos na Secretaria de Educação, vencendo à custa de decisão e esforço próprios, aceitando o desafio do destino e enfrentando um mundo hostil que não dava à mulher uma posição de destaque no comando de posições políticas e técnicas à época.

      Acreditava no poder da educação de transformar o homem embrutecido por sua natureza animal no homem humanizado, sensível, com uma natureza espiritual que o aproxima do divino.


                                      Maria do Carmo Marino Schneider