terça-feira, 8 de setembro de 2015

NATIVIDADE DE MARIA


Hoje é dia da Natividade de Nossa Senhora, também comemorada como Nossa Senhor da Vitória, dai o nome da nossa cidade.
  
E "como celebraremos o nascimento de Maria?" Essa pergunta, feita por São Pedro Damião em seu "Segundo Sermão sobre a Natividade de Nossa Senhora", ainda surge hoje, quando se trata de comemorar essa solenidade. O acontecimento é grande demais. E assim o santo justificou sua perplexidade:  "O dia luminoso no templo de Maria sucede às trevas do paganismo e à falta de fé dos judeus, representadas pelo templo de Salomão. É justo, portanto, cantar este dia e Aquela que nele nasceu. Mas como poderíamos celebrá-la dignamente? Podemos narrar as façanhas heroicas de um mártir ou as virtudes de um santo, porque são humanas. Mas como poderá a palavra mortal, passageira e transitória exaltar Aquela que deu à luz a Palavra que fica? Como dizer que o Criador nasce da criatura?"

É uma Festa de Alegria inteiramente de acordo com o espírito da Igreja de festejar com alegria tal   Natividade, a da Bem-Aventurada Virgem Maria. Esta festa é também "o começo da celebração de todas as festas", afirma o Calendário Litúrgico Bizantino.

E prestem atenção: O nascimento de Maria Santíssima traz ao mundo o anúncio jubiloso de uma boa nova: a mãe do Salvador já está entre nós. Ele é o alvorecer prenunciativo de nossa salvação, o início histórico da obra da Redenção.

Maria e seus pais:
Joaquim e Ana
São Pedro Damião afirma em sua homilia para essa festa: "Deus onipotente, antes que o homem caísse, previu a sua queda e decidiu, antes dos séculos, a redenção humana. Decidiu Ele encarnar-se em Maria." “Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la”. Casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo. 

Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado? Naquele dia a glória de Deus desceu sobre o templo de Jerusalém sob forma de nuvem, que o obscureceu.


O Senhor que faz brilhar o sol nos céus, para a sua morada entre nós escolheu a obscuridade (1Rs 8,10-12), disse Salomão na sua oração a Deus. Este mesmo templo (Maria) estará repleto pelo próprio Deus, que vem para ser a luz dos povos."


Disponível em: http://www.arautos.org/imprimir/19039/s/1.html