quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

INICIA A QUARESMA

Olá! você que começou a ler esta reflexão. 


Hoje tem início a quaresma deste ano bissexto de 2016. Quarta-feira de cinzas, cuja imposição nos recorda  que nos "devemos lembrar de que somos pó e ao pó vamos voltar".


Quaresma é tempo forte de conversão, todo empenho no sentido se torna particularmente propício, há sempre o que melhorar na vida. Ao receber as cinzas, seremos exortados: "convertei-vos e crede no Evangelho".

As cinzas como já lembrado são a última condição de algo que o fogo queima. De fato, costumamos dizer: "só restaram cinzas", para dizer que tudo que era aquela matéria se acabou. Recebemos cinzas para nos lembrar que também em nós o que é material voltará ao pó. O espírito não, o espírito, a alma uma vez transformada, se merecermos ou quando merecermos, após necessária purificação, estará na presença de Deus para sempre. 

Procuremos, mediante  leitura das Sagradas Escrituras lidas nas diversas celebrações litúrgicas e mediante a que fizermos em caráter pessoal, no nosso cantinho de refúgio, no círculo bíblico, onde acharmos melhor, entender os ensinamentos que têm para nós, o que Deus revelou e que apesar do passar do tempo não muda, como o próprio Deus que é o mesmo ontem, hoje, sempre. 

Amemos a Palavra de Deus e como Maria, guardemos em  nosso coração para ir pondo em prática conforme for necessário, nas diversas circunstâncias ou ocasiões que se apresentarem em nossa dia a dia. 

Até porque, como Jesus assegurou "minha mãe, meus irmãos são todos aqueles que me ouvem e põem em prática o que eu digo".


Do Programa "Cinco Minutos com Maria".
Hoje, 10 de fevereiro de 2016
Quarta-feira de cinzas.