sábado, 8 de abril de 2017

SENTIMENTOS DE CRISTO

Jesus misericordioso.
 Tende em vós, os mesmos sentimentos de Jesus Cristo, nos aconselha o Apóstolo Paulo. E como estamos na quaresma é importante ainda colher nos evangelhos as características do espírito de penitência provado por Jesus, traduzido no fato de se ter retirado para o deserto, onde jejuou por quarenta dias.

Aliás, os quarenta dias da quaresma são uma correspondência àqueles que Jesus transcorreu em jejum e oração. De nós hoje, a Igreja só pede abstinência e jejum na quarta-feira de cinzas e na sexta feira da paixão. Em todas as sextas-feiras pede a abstinência de carne.

Claro que as pessoas que a tanto se sentirem chamadas, se quiserem podem jejuar em outros dias, podem fazê-lo desde que estejam animados pelos mesmos sentimentos de Jesus Cristo e não porque é bonito...

No entanto, permanece intocável a recomendação do mesmo Jesus: Vigiai e orai. Vigiai, para estarmos prevenidos contra as tentações. Nem Jesus foi eximido das tentações. Quando seu corpo já extenuado, devia estar reclamando alimento, (afinal de contas era um homem, verdadeiro homem) o demônio se aproxima e sugere: transforme estas pedras em pães. – Isto era mole para quem com sete pães e sete peixes, alimentou uma multidão.

Mas Jesus recrimina o maligno afirmando: adorarás o Senhor, teu Deus,  somente a Ele servirás. Se Jesus foi tentado, quanto mais nós. Jesus estava fortalecido pela oração e pela penitência que conseguiu afastar Satanás.

Que durante a quaresma, tenhamos também não descuremos a oração e a penitência a exemplo de Jesus. A penitência seja não tanto pelo jejum de não ingerir alimentos, precisamos dar ao nosso corpo condições que assegurem ter disposição para as tarefas do dia a dia, mas um jejum de contenção da língua, tão fácil em não poupar a vida dos outros. Ao invés, usá-la pra provar a alguém que lhe queremos bem;  um jejum que reserva algum tempo para dedicaa-lo à prática das obras de misericórdia, visitando uma pessoa solitária, por exemplo.


Maria, intercede por todos nós, para que inspirados no teu espírito de serviço consagremos nossa vida, movida pelos sentimentos de Jesus Cristo servindo com a Igreja, certos de que para tanto, podemos contar com a graça que nos liberta de todas as prisões. 



Do Programa "Cinco minutos com Maria"
Rádio América, AM 690 17,55m