quarta-feira, 31 de maio de 2017

MÃE CONSOLADORA DOS EXCLUÍDOS

O mês de maio, das noivas, das mãe de Maria chega hoje a seu termo e a liturgia enfoca a visita de Nossa Senhora logo em seguida ter recebido a comunicação de que se tornaria mãe do Filho Deus. 
Nossa Senhora Consoladora

Uso esta reflexão que não é específica mas nos fala dos cuidados de Maria com seus filhos, refiro-me ao episódio das Bodas de Caná, onde ficou evidente que Maria é mãe consoladora, sempre atenta às necessidades dos seus filhos, especialmente aqueles menos favorecidos.

Alguns mestres espirituais, como o Beato Alonso, acreditam que os noivos de Caná eram pobres e que o povoado era bem pequeno. Ao faltar vinho seria muito difícil encontrar encima da hora para remediar aquela situação.     

Tudo isso Maria tinha presente, Ela estava atenta às necessidades dos seus filhos. Ela não quer que falte o vinho da alegria a nenhum de nós. Ela não quer que ninguém fique excluído do vinho novo oferecido por seu Filho. Por isso diz imediatamente a Ele: “Eles não tem mais vinho” (Cf. Jo 2, 1-11) 

Que delicadeza da Mãe! Não faz nenhum alarde que pudesse envergonhar os noivos. Apenas em silêncio e com muita confiança no  Filho lhe confia essa situação. E para quem é filho de Maria sabe que Ela segue atuando assim em nossas vidas, especialmente com aqueles que mais necessitam do seu consolo e proteção

Peçamos hoje a intercessão da Mãe consoladora, especialmente por todos aqueles nossos irmãos excluídos e para que nós também não sejamos indiferentes a eles e não os deixemos à margem.

“Ó Mãe Consoladora dos excluídos, vosso Filho aproximou-se dos que estavam à margem da sociedade: eram pecadores que buscavam o perdão, doentes que esperavam a cura e oprimidos que ansiavam pela libertação. Dá-nos vossa força maternal, e sejam os cristãos os libertadores de todo o mal!”