quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A INDIVIDUALIDADE E AS NORMAS SOCIAIS.

FILOSOFIA PARA QUEM GOSTA

Pela sua experiência diária, você pode dizer que dentro de uma sociedade existem determinações gerais estabelecendo as normas de conduta dos cidadãos.

A vida da pessoas em sociedade é orientada por uma série de normas estabelecidas pelos costumes ou pelas leis. Obedecer estas normas é dever de cada indivíduo que vive dentro da sociedade.

Você pode concluir que um indivíduo receberá sanção por não cumprir determinada norma.

Dentro de uma sociedade, os indivíduos devem submeter-se às determinações gerais inspiradas na verdadeira justiça, para que haja entre eles um entendimento baseado no respeito mútuo, onde o direito de um constitua o dever do outro.

Portanto você conclui que as normas da sociedade interferem na vida de cada indivíduo. As normas sociais interferem na vida dos indivíduos, determinando-lhes os deveres a serem cumpridos. O indivíduo pode obedecer a esses deveres consciente do significado dos seus atos, ou sem refletir sobre o exato valor dos mesmos.

O homem alienado, por exemplo, não reflete sobre suas atitudes. Ele tanto pode aplaudir uma norma inclinando-se para um fanatismo, como discordar com tendências igualmente fanáticas. Ele, portanto, não é capaz de adotar uma visão critica moderadora.

O alienado ou permanece num passado que já não se enquadra à nova realidade ou sonha com mudanças futuras impraticáveis.

O que ele nunca faz é olhar o presente com os seus próprios olhos.

Ao contrário do alienado, o homem consciente da sua existência reflete sobre o sentido dos seus atos. Obedece às determinações gerais, mas sempre procura aprimorá-las.

Você pode dizer que não haveria progresso na sociedade se não existisse aprimoramento dos costumes e das leis.

Você pode dizer ainda que uma sociedade interessada em seu progresso e em sua evolução necessita de indivíduos conscientes.

Não existe sociedade tão perfeita a ponto de não precisar mais evoluir. É por isso que uma sociedade necessita de indivíduos conscientes, cujas atitudes não estejam enquadradas no comportamento vulgar e estereotipado, de indivíduos que se apaixonem por grandes causas e que sonhem com mudanças, de indivíduos que, no dizer de Erich Fromm, sejam capazes de compreender que:

"A finalidade da vida é vivê-la intensamente, nascer plenamente, estar plenamente desperto. E emergir das idéias de grandiosidade infantil, para adquirir o convencimento de nossas verdadeiras ainda que limitadas forças; ser capaz de admitir o paradoxo de que cada um de nós é a coisa mais importante no universo e, ao mesmo tempo, não mais importante do que uma mosca ou uma folha de grama. É ser capaz de amar a vida e, não obstante, aceitar a morte sem terror; tolerar a incerteza sobre as questões mais importantes com que nos defronta a vida e, não obstante, ter fé em nossas idéias e nossos sentimentos, enquanto são verdadeiramente nossos. É ser capaz de estar sozinho e, ao mesmo tempo, sentir-se identificado com uma pessoa amada, com todos os irmãos deste mundo, com tudo o que vive; seguir a voz da consciência, essa voz que nos chama, porém não cair no ódio de si mesmo quando a voz da consciência não seja suficiente: forte para ser ouvida e seguida. A pessoa mentalmente sadia é a que vive pelo amor, pela razão e pela fé, e a que respeita a vida, a sua própria vida e a do seu semelhante".

 

MARTIN HEIDEGGER

Nasceu em Messkirch, na Alemanha. em 1889. Iniciou seus estudos em colégio Jesuíta e, mais tarde, estudou Filosofias Teologia. Foi discípulo de o de Edmund Husserl, do qual recebeu muita influência. Em 1923, foi nomeado professor de Filosofia na Universidade de Marburgo e, em 1928 sucedendo a Husserl lecionou na Universidade de Friburgo, onde permaneceu até 1946. Faleceu em 1976 em sua cidade natal. Suas principais obras são: O Ser e o Tempo, Da Essência do Fundamento, Carta sobre o Humanismo etc.
Idéias: Para Heidegger, existir é encantar-se no mundo. Pois o homem, como ser finito, passa a residir na sua própria essência. Mas, pelas próprias limitações de encontrar-se no mundo e no tempo, o homem experimenta a impossibilidade de realizar-se plenamente, a não ser na morte. Existir, portanto, é viver para a morte. Devemos ser autênticos para compreender a significação da existência. Se não soubermos ser autênticos e compreender nossa existência, seremos levados ao nada. E o nada leva à angústia.

 

EDMUND HUSSERL

Nasteu na Morávia, em 1859. Estudou Matemática e Filosofia na Universidade de Viena. Iniciou sua carreira de docente nas universidades de Halle e Gotinga, transferindo-se depois para a de Friburgo. Husserl propõe-se a formular uma nova ciência, a Fenomenologia. para servir de fundamento à Filosofia, como ciência pura e rigorosa. Suas principais obras são: Investigações Lógicas, ideias para uma Fenomenologia pura e Filosofia Fenomenológica etc.
Idéia.: Husserl orienta sua teoria para uma volta à Intuição originaria das coisas e das ideias. Explica essa intuição originária através de um exemplo matemático: constata, por exemplo, que se podemos representar intuitivamente três ou quatro objetos, não podemos intuitivamente representar mil; podemos somente pensar nisso. Para Husrerl, a intuição originária é a percepção real que temos de um objeto, pois o pensamento só faz visar o objeto com uma intenção vazia.

 

JEAN PAUL SARTRE

Escritor e filósofo francês, nascido em Paris em 1905. Foi professor de filosofia (1931-1945). Recebeu influência da filosofia existencialista de Martin Heidegger. Em 1964, recusou o Prêmio Nobel de Literatura, que lhe fora outorgado. A influencia de Sartre no pensamento moderno continua com uma forma vigorosa. Ele exemplificou sua filosofia existencialista, literariamente, em uma série de obras que exerceram influência mar cante no pensamento e na literatura internacionais. Entre elas podemos citar: A Nausea, O Muro, Mortos sem Sepulturas, O Diabo e o Bom Deus. Critica da Razão Dialética etc.
Idéias: Para Sartre, a existência precede a essência, isto é, a herança biológica do indivíduo não determina o seu destino que é construído por suas próprias decisões; não existe uma natureza humana, mas indivíduos que constróem seus projetos existenciais, dentro de seu próprio mundo circundante e dentro de sua própria liberdade de ação.

Questionamento:
1. Qual o valor das normas sociais para nossa vida? Comente.
2. Se não existisse aprimoramento dos costumes e das leis, não haveria progresso na sociedade. Qual o papel da historia e da filosofia na evolução do homem? Comente.
3. Comente a frase de Heidegger:  "O homem experimenta a impossibilidade de realizar-se plenamente, a não ser na morte."

4. O que Sartre quer dizer com: "a existência precede a essência."